Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/114
Título: | A superproteção dos pais como fator que interfere na aprendizagem das crianças com Síndrome de Down |
Primeiro Autor: | NEMÉZIO, Daniela |
Primeiro Orientador: | RODRIGUES NETO, Zilma |
Resumo: | O presente estudo tem como principal objetivo, investigar a realidade dos pais, professores e amigos de crianças com a Síndrome de Down, as implicações pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem, de quando são protegidas em excesso, de limitarem na execução das atividades que outras crianças fazem e desejam, para protegê-las. Evitando sofrerem críticas, se machucarem, ser excluídas, (sendo esse o pensamento de pais e familiares). Buscamos compreender essas relações e suas consequências. Definiremos o que é a síndrome de down, em seu processo biológico, de quando ocorre a síndrome na gestação. Conceituaremos a superproteção e proteção. Apresentaremos fatores que interferem no processo de aprendizagem dessas crianças, quando os pais os protegem em excesso, citaremos algumas leis que amparam essas crianças, que a auxilia em a vida estudantil, citaremos o papel do professor para orientar a família nesse processo e faremos um estudo de caso, no qual entrevistaremos pais e professores de uma educanda com quatro anos atualmente, que afeta o desenvolvimento cognitivo, na comunicação, e no afetivo-social, por vivenciar proteção exagerada, ou seja, a superproteção de seus pais, desde pequena. Nesta pesquisa, citaremos principais autores, que contextualizam essa temática, dando suporte ao estudo. Os familiares, pais e amigos de crianças com a Síndrome de Down, devem compreender o quão é importante deixa-las viverem como todas as outras, sem restrições e proibições pelo fato de terem essa especificidade, devem ser tratadas com igualdade e equidade, assim terão uma criança desenvolvida em todos os seus aspectos. |
Palavras-chave: | Síndrome de Down;Ensino e de aprendizagem;Implicações pedagógicas;Superproteção |
CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA |
Iniciais: | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA |
Palavras-chave: | Síndrome de Down;Ensino e de aprendizagem;Implicações pedagógicas;Superproteção |
Data do documento: | Nov-2018 |
URI: | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/114 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - DANIELA NEMÉZIO (1).pdf | 602,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.