Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/268
Título: | A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA COMO FERRAMENTA PARA O PROFESSOR EM SALA DE AULA |
Primeiro Autor: | SOUZA, Gisela Pereira de |
Segundo Autor: | ROCHA, Luciana Duarte |
Primeiro Orientador: | CHAVES ,Liliane da Silva |
Resumo: | A Programação Neurolinguística (PNL), surgiu em 1972, em Santa Cruz, Califórnia, quando John Grinder e Richard Bandler, que estudavam psicologia na mesma universidade decidiram pesquisar sobre três grandes terapeutas, com a finalidade de produzir modelos de terapia que funcionassem na prática e pudessem ser ensinados a outras pessoas. A PNL estuda novas maneiras de entender como a comunicação verbal e não verbal afetam o cérebro humano. Tal programação engloba um grande conjunto de técnicas e abordagens que têm como objetivo alcançar um patamar elevado das relações humanas, mediante o treinamento dos pensamentos do indivíduo, que se traduzem em comportamentos que visam melhorar a vida desse num todo. Também é uma ferramenta que foi desenvolvida para compreender como funciona a mente humana, buscando descobrir como atingir os resultados desejados, ao potencializar a sua capacidade. Pode-se considerar, ainda, que A PNL conta com grande popularidade nas áreas ligadas ao desenvolvimento pessoal, à comunicação interpessoal, bem como criar uma forma de terapia alternativa. Na área educacional, a descoberta propulsiona uma reflexão sobre o ambiente em sala de aula, o professor mediador e a sua utilização efetiva, entendendo a individualidade e o autoconhecimento. Somado a tudo isso, têm-se as técnicas e aplicações da PNL que se mostram muito efetivas dentro da sala de aula. Nesse artigo, são analisadas abordagens que permitem investigar a importância da PNL na ação docente, além de oportunizar que tais métodos sejam aplicados em outros contextos em que se exija melhorar habilidades, comportamento e relacionamento no ambiente escolar. Todos esses mecanismos estimulam aos questionamentos a respeito de como tornar o estudante, um protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, através da aplicação de suas ferramentas que propõe quebrar velhos paradigmas, crenças limitantes e induzir atitudes que despertam o interesse por uma aprendizagem significativa. Deste modo, correlaciona-se a PNL e a inteligência emocional para trabalharem o domínio equilibrado das emoções a fim de construir ações benéficas para a construção do conhecimento. |
Palavras-chave: | Resultados;Desenvolvimento;Ferramenta;Aprendizagem;Comportamento |
CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA |
Iniciais: | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA |
Palavras-chave: | Resultados;Desenvolvimento;Ferramenta;Aprendizagem;Comportamento |
Data do documento: | Mai-2019 |
URI: | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/268 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
GISELA PEREIRA DE SOUZA-LUCIANA DUARTE ROCHA-ARTIGO.pdf | 387,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.