Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MORAIS, Maria Luiza Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-05T14:18:03Z | - |
dc.date.available | 2019-06 | - |
dc.date.available | 2019-07-05T14:18:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/269 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia dos Contos de Fadas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia e Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia dos Contos de Fadas | pt_BR |
dc.subject | Os Contos de Fadas e o Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.subject | Símbolos | pt_BR |
dc.subject | Expressão | pt_BR |
dc.title | A INFLUÊNCIA DOS PERSONAGENS INFANTIS DOS CONTOS DE FADA NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E PEDAGÓGICO DAS CRIANÇAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SIMONASSI ,Lorena | - |
dc.description.resumo | O seguinte trabalho trata da influência que os contos de fadas e seus personagens geram no desenvolvimento das crianças. A curiosidade a respeito deste tema surgiu através de algumas conversas e observações de crianças, onde foi possível perceber o quanto elas eram incentivadas por personagens de tais histórias. Segundo Abramovich (1989, p.16), ouvir histórias durante o desenvolvimento das crianças é o primeiro passo para a formação de leitores e, para o desenvolvimento de elementos psíquicos que envolvem os personagens destes contos. A leitura dos contos de fadas direciona a criança à criatividade e à exploração de um mundo próprio que pode fazer parte do seu inconsciente. Além de contribuir com o desenvolvimento saudável emocional e social os contos auxiliam ainda no desenvolvimento intelectual e na formação de valores durante os primeiros anos da educação. Esta pesquisa é relevante, pois através dela podemos entender como os contos de fadas e seus personagens (representados como símbolos) podem ajudar no entendimento da mente humana e, desta forma, auxiliar a resolver diversos conflitos com os quais as crianças possam se deparar no decorrer de seu desenvolvimento. Dessa forma é relevante ressaltar que os personagens infantis como conhecemos exercem grande peso sobre as emoções e o desenvolvimento da personalidade das crianças. Eles podem servir como modelo na formação de valores e atitudes individuais ou sociais, além de promover oportunidades onde as crianças podem vivenciar momentos de tensão, aventuras e até mesmo a resolução de conflitos. Por outro lado, essas crianças podem desenvolver momentos de extremo prazer, alegria e personalidade típica da própria idade e do aprimoramento mental e emocional. Além disso, ressalta-se a importância de se trabalhar com esses contos dentro do contexto escolar. Os objetivos deste artigo são estudar a influência dos personagens infantis dos contos de fada no desenvolvimento psíquico das crianças, a partir de uma perspectiva pedagógica, de modo a compreender a importância desses contos, quando trabalhados no contexto escolar. Observar como e de que forma estes contos de fada podem afetar positivamente e negativamente o desenvolvimento das crianças; Estabelecer uma correlação entre a psicologia e a pedagogia dos contos de fada | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MARIA LUIZA BATISTA DE MORAIS.pdf | 243,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.