Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/312
Título: ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA DE MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE: ESTUDO DE CASO ROTATÓRIA DA CIDADE JARDIM Goiânia –
Primeiro Autor: FIRMINO, Bruna Teles
Primeiro Orientador: SANTOS, Marcela Pimenta Faleiros dos
Resumo: Atualmente, inúmeros são os casos de acidentes causados nas grandes cidades. A falta de sinalização, sinalização precária, prudência dos motoristas e prudência dos pedestres, são os grandes causadores. Muitos locais na cidade encontram-se em verdadeiro estado de abandono, onde a prefeitura não da a devida manutenção, deixando assim muitas ruas e avenidas em situações precárias, dificultando travessias de automóveis e pedestres. As rótulas existentes na cidade possuem em seu interior, praça, áreas verdes e na maioria das vezes matagal, pois não recebem a devida manutenção, interferindo na visão ampla das vias, correndo o risco de acidentes. O trânsito nas imediações de uma rótula em setores de grande fluxo causa pequenos congestionamentos pelo modo de transição que se funciona uma rótula, tendo que esperar uma oportunidade para travessia. O estudo em questão se deu em uma rótula na Avenida Pio XII, em Goiânia, ele se concentra em um local que atende uma grande demanda. A metodologia aplicada foi através de revisão bibliográfica, contagem de veículos e observação direta. Em alguns locais da cidade de Goiânia já ocorreram à intervenção semafórica onde se tinha rótulas e o trânsito passou a fluir melhor, evitando acidentes e longas demoras, a rótula em estudo não possuí travessias para pedestres e PNE’s (Portadores de Necessidades Especiais), arriscando assim a vida dos cidadãos para fazer a travessia, devido ao fato de se ter um grande fluxo de automóveis e trânsito conturbado. A proposta de intervenção adequou acessibilidade de pedestres e portadores de necessidades especiais, dando também tempo ideal para travessia de automóveis em todas as vias, facilitando o acesso dos motoristas, já que com as rótulas eles precisam de atenção dobrada e oportunidade para travessia.
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Acessibilidade;Rotatória;Avenida Pio XII;Acidente de trânsito;Pedestres
CNPQ: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Acessibilidade;Rotatória;Avenida Pio XII;Acidente de trânsito;Pedestres
Data do documento: Nov-2019
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/312
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFC BRUNA TELES FINAL (1).pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.