Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/342
Título: ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA DE MOBILIDADE URBANA E FUTURA INTERVENÇÃO: ESTUDO DO VIADUTO LEÔNCIO BARBOSA DA SILVEIRA
Primeiro Autor: BARROS, Guilherme Augusto de
Segundo Autor: SANTOS, Uriel Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: SANTOS, Marcela Pimenta Faleiros dos
Resumo: A problemática de mobilidade urbana avançou consideravelmente, nos últimos anos, e ela interfere diretamente na qualidade de vida da população, principalmente por dificultar os deslocamentos cotidianos. As intervenções no trânsito, geralmente descongestionam o ponto no qual foi feita, e por mais que resolva apenas temporariamente o problema de mobilidade ali existente, elas são necessárias. A quantidade de veículos aumenta a cada dia, o que torna o trânsito congestionado novamente e por isso, existe a necessidade de se estudar as mudanças que ocorrem no trânsito, no decorrer do tempo. Este estudo de caso teve como objetivo levantar as problemáticas no trânsito do viaduto Leôncio Barbosa da Silveira, na saída para Trindade, e propor intervenções nas Avenidas de acesso a ele, e no trânsito em geral. O desenvolvimento deste estudo de caso, se dividiu em algumas etapas, dentre as quais estão a contagem de veículos, que foram feitas em três cruzamentos, em dois dias, para determinação do maior fluxo. Os resultados obtidos foram apresentados em tabelas e gráficos, que foram utilizados para as comparações dos fluxos do viaduto, e imagens de satélite para mostrar as mudanças ocorridas na região. Através do presente trabalho, foi possível concluir que o congestionamento no viaduto Leôncio Barbosa da Silveira, se deve ao movimento pendular diário, principalmente entre a cidade de Trindade e a capital (Goiânia), e que o engarrafamento acontece nessa direção, mas em sentidos opostos no começo e no final do dia.
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Congestionamento;Viaduto Leôncio Barbosa da Silveira;Região metropolitana
CNPQ: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Congestionamento;Viaduto Leôncio Barbosa da Silveira;Região metropolitana
Data do documento: Nov-2019
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/342
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFC 2 Guilherme e Uriel (1).pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.