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Título: Influência do Aparecida Shopping na cidadania e mobilidade urbana em Aparecida de Goiânia
Primeiro Autor: CORTEZ, Giselia dos Santos
Segundo Autor: DUARTE, Jamylle Iris Silva
Primeiro Orientador: FELIPE, Cristiane Rachel de Paiva
Resumo: Um dos problemas enfrentados pelas metrópoles é a falta de planejamento urbano, resultado do crescimento desordenado das cidades. Aparecida de Goiânia, localizada na região metropolitana de Goiânia, tem como um dos objetivos de seus planos diretores a solução de problemas relacionados à mobilidade. O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto do Aparecida Shopping na cidadania e mobilidade urbana, logo que o empreendimento foi projetado para atender à comunidade, oferecendo oportunidades de empregos, negócios, segurança, lazer e cultura. O estudo foi realizado por meio de questionários aplicados aos moradores do entorno do empreendimento, usuários e funcionários do Shopping, utilizando também mapas e documentos, para análise descritiva e exploratória do espaço. Todos os seguimentos classificam como muito alta a satisfação na escolha da localização para implantar o Shopping, proporcionando um aumento considerado muito alto na implantação e valorização dos estabelecimentos comerciais, valorização dos lotes, residências conforme os moradores. O aumento dos assaltos e furto na região foi considerado alto para os moradores, já os usuários e funcionários o consideraram como médio. Considerando o carro particular o meio de transporte mais utilizado, os moradores da região perceberam um aumento muito alto nos congestionamentos na região, os usuários consideraram alto e apenas os funcionários consideraram baixo o efeito do Shopping no trânsito. O shopping teve efeito significativo no desenvolvimento da região, por proporcionar melhorias na qualidade de vida e por oferecer maior opção de produtos e serviços à população da cidade. Entre as melhorias propostas está a implantação de uma faixa de pedestre em frente a porta principal do Shopping na Avenida Independência, dando acesso ao Parque da Família, e a implantação de torres das operadoras de telefonia nas proximidades. Estas medidas podem facilitar a comunicação dentro do empreendimento além de melhorar a segurança de moradores, usuários e funcionários do Shopping.
Palavras-chave: Plano diretor;Planejamento urbano;Centro comercial
CNPQ: ENGENHARIAS - CONSTRUÇÃO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Plano diretor;Planejamento urbano;Centro comercial
Data do documento: Mai-2018
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/76
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