Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/88
Título: Reúso de águas em aeroportos para fins não nobres: uma análise da viabilidade técnica, econômica e social do caso de Goiânia
Primeiro Autor: FERNANDES, Érica Cristina Alves
Segundo Autor: PASSOS, Guilherme Carneiro
Primeiro Orientador: ROMACHELI, Regina de Amorim
Resumo: Diante da crise de falta de água potável, que vem aumentando nos últimos anos devido ao crescimento de consumo e desperdício por práticas humanas, é de suma importância a utilização de meios alternativos que evitam os desperdícios e que minimizam a utilização da água potável para fins não potáveis. Este artigo teve como objetivo analisar a implantação da técnica de reuso de águas cinzas no Aeroporto Internacional de Goiânia, administrado pela INFRAERO. Para execução da pesquisa foi realizado levantamento de campo, com registro fotográfico, e a análise dos projetos executivos e viabilidade econômica do sistema já implantado. Analisando os dados encontrados e aliando com as informações obtidas do responsável, verificou-se que foram investidos 2,7 milhões de reais em 2014 com o recurso do PAC2, correspondente a 0,5% do total do empreendimento. Conforme informações obtidas, o tempo de retorno do investimento encontrado foi de 24 anos e 4 meses. O sistema gera mensalmente, cerca de 800 m³ de água para reuso, podendo chegar a 20.000 m³ por dia. Do ponto de vista econômico, a alternativa somente é viável a longo prazo, porém há uma vantagem que sobrepõe as condições técnicas e econômicas, que é a redução de pressão pelo uso da água. Ao realizar o reaproveitamento das águas cinzas, o Aeroporto, enquanto grande consumidor, deixa de absorver 800 m³ que passaram a ser direcionados para a comunidade do entorno, podendo contribuir para a estabilidade do abastecimento para mais de 50 residências.
Palavras-chave: Reaproveitamento de água;Reúso de águas;Aeroportos;Tecnologia mais limpa;Crise hídrica;Sustentabilidade
CNPQ: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Reaproveitamento de água;Reúso de águas;Aeroportos;Tecnologia mais limpa;Crise hídrica;Sustentabilidade
Data do documento: Nov-2018
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/88
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFCII - GUILHERME E ERIKA - final (1) (1).pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.