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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRESENDE, Lídia Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-02-08T20:16:29Z-
dc.date.available2019-02-
dc.date.available2019-02-08T20:16:29Z-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/100-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRodovias que perdoampt_BR
dc.subjectMedidas preventivaspt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectPontos críticospt_BR
dc.titleSegurança viária: análise técnica na GO 010 de Senador Canedo-GO à Bonfinópolis-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CORTEZ, Helena Bernardes-
dc.description.resumoA fim de analisar possíveis medidas preventivas na GO 010, para aumento da segurança viária no trecho de Senador Canedo à Bonfinópolis, esse estudo de caso foi feito usando como base o conceito ‘rodovias que perdoam’. Devido constantes acidentes na via, que a tornou conhecida como ‘rodovia da morte’, viu-se a necessidade de realizar este projeto. O presente estudo é realizado com análises dos pontos críticos, fluxo da via, frequência de acidentes e verificação da geometria local; com o auxílio de mapas, levantamentos topográficos, imagens de satélite, e boletins de ocorrência fornecidos pela polícia rodoviária estadual; assim fazendo uma comparação entre todos os dados, identificaram-se os maiores pontos de conflitos na GO, e constatou-se que 59,28% dos acidentes são de vítimas conscientes; 1,43% inconscientes; 4,28% óbito; e apenas 15,71% sem vítimas; e a maior parte desses pontos ocorre nos limites entre Goiânia e Senador Canedo. Com todas essas observações foram propostas medidas preventivas, como a duplicação da rodovia, que seria a intervenção mais eficaz, porém enquanto essa medida não pode ser aplicada, existem opções de menor custo que evitam grande parte dos acidentes; como a instalação de defensas metálicas próximo a pontes, restauração do acostamento, criação de acessos, execução e restauração de sinalizações horizontais e verticais. Com a correta aplicação desse conceito espera-se obter uma significativa queda no número de acidentes e principalmente evitar perda de vidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil



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