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http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/110
Título: | Análise dos impactos causados por um PGV - terminal urbano - no uso do solo, mobilidade e acessibilidade: estudo de caso |
Primeiro Autor: | BORGES, Murilo Matos |
Segundo Autor: | CORRÊA, Rodrigo de Moraes |
Primeiro Orientador: | SOARES, Evelyn Cristine Moreira |
Resumo: | A Avenida 4ª Radial se localiza no Setor Pedro Ludovico em Goiânia é considerada um subcentro da grande capital, onde estão presentes diferentes atividades residenciais, comerciais, prestação de serviços e empreendimentos considerados polos geradores de viagens (agências bancárias, escolas, órgãos públicos, terminais de ônibus). A partir da década de 60, o bairro recebeu saneamento e infraestrutura e começou a se desenvolver, principalmente pela localização e proximidade de importantes regiões de Goiânia (como Setores Bueno, Pedro Ludovico) e por ser local de acesso ao município de Aparecida de Goiânia (Vila Brasília, Av. Rio Verde, etc). Contudo a gestão do uso do solo se tornou uma problematização devido ao crescimento desordenado da região com implantação de uma grande quantidade de pequenos comércios ocasionando impactos negativos na mobilidade urbana e a acessibilidade à região. O presente estudo visa averiguar as problematizações de uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, acessibilidade e, principalmente, o impacto no meio ambiente urbano causado por um empreendimento gerador de viagens - Terminal de Transportes Coletivo. Os métodos para análise da ocupação do solo são de caráter quantitativo, mensurados a partir de ferramentas computacionais (softwares: Autocad, Google Maps, Google Earth) – além das pesquisas e levantamentos realizados in loco. A pesquisa relacionada ao desenvolvimento e mobilidade se dará no trajeto entre o Terminal Isidória e Terminal da Vila Brasília, sendo observados o uso do solo, à acessibilidade e a geração de viagens. O estudo considerou a ação sofrida pela inserção de grandes empreendimentos, os Polos Geradores de Viagens - PGV, que impactam de modo direto a formação e consolidação de centralidades. |
Palavras-chave: | Polo gerador de Viagens;Gestão do uso do solo;Mobilidade urbana;Acessibilidade |
CNPQ: | ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA |
Iniciais: | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA |
Palavras-chave: | Polo gerador de Viagens;Gestão do uso do solo;Mobilidade urbana;Acessibilidade |
Data do documento: | Mai-2018 |
URI: | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/110 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Engenharia Civil |
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