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Título: A superproteção dos pais como fator que interfere na aprendizagem das crianças com Síndrome de Down
Primeiro Autor: NEMÉZIO, Daniela
Primeiro Orientador: RODRIGUES NETO, Zilma
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo, investigar a realidade dos pais, professores e amigos de crianças com a Síndrome de Down, as implicações pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem, de quando são protegidas em excesso, de limitarem na execução das atividades que outras crianças fazem e desejam, para protegê-las. Evitando sofrerem críticas, se machucarem, ser excluídas, (sendo esse o pensamento de pais e familiares). Buscamos compreender essas relações e suas consequências. Definiremos o que é a síndrome de down, em seu processo biológico, de quando ocorre a síndrome na gestação. Conceituaremos a superproteção e proteção. Apresentaremos fatores que interferem no processo de aprendizagem dessas crianças, quando os pais os protegem em excesso, citaremos algumas leis que amparam essas crianças, que a auxilia em a vida estudantil, citaremos o papel do professor para orientar a família nesse processo e faremos um estudo de caso, no qual entrevistaremos pais e professores de uma educanda com quatro anos atualmente, que afeta o desenvolvimento cognitivo, na comunicação, e no afetivo-social, por vivenciar proteção exagerada, ou seja, a superproteção de seus pais, desde pequena. Nesta pesquisa, citaremos principais autores, que contextualizam essa temática, dando suporte ao estudo. Os familiares, pais e amigos de crianças com a Síndrome de Down, devem compreender o quão é importante deixa-las viverem como todas as outras, sem restrições e proibições pelo fato de terem essa especificidade, devem ser tratadas com igualdade e equidade, assim terão uma criança desenvolvida em todos os seus aspectos.
Palavras-chave: Síndrome de Down;Ensino e de aprendizagem;Implicações pedagógicas;Superproteção
CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Síndrome de Down;Ensino e de aprendizagem;Implicações pedagógicas;Superproteção
Data do documento: Nov-2018
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/114
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