Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/115
Título: A influência da afetividade no processo de aprendizagem na educação infantil
Primeiro Autor: VOLPATO, Débora Miranda
Primeiro Orientador: BASTOS, Cristiane Neves da Silva
Resumo: Seres humanos precisam de relacionamentos afetivos para obter conhecimentos, pois, é através de relacionamentos, que se aprende o conhecimento para a vida, seja através de afetos positivos ou negativos. Segundo Freire (2003, p. 170), “a afetividade é o território dos sentimentos, das paixões, das emoções, por onde transitam medo, sofrimento, interesse, alegria”. Tendo em vista a relevância da afetividade na educação infantil, buscou-se reunir informações com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: de que forma a relação afetiva pode refletir ou contribuir na aprendizagem? Assim, o objetivo geral passa a ser investigar como a afetividade pode beneficiar ao desenvolvimento integral da criança nessa etapa da educação básica, por tanto, será discutida a influência da afetividade no processo de aprendizagem na educação infantil. Sem afeto não haveria interesse, necessidade e nem motivação, consequentemente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e não haveria inteligência. Apresentando o conceito de afetividade em seus diferentes aspectos. Aprofunda-se na pontuação da LDB, BNCC sobre a afetividade. A afetividade x aprendizagem foi abordada. Trazendo as consequências do desafeto na aprendizagem. Tratando sobre formação do professor de educação infantil. Sendo apresentadas as considerações. Para o adequado desenvolvimento dos objetivos específicos em um texto substancial de análise e argumentação, adotou-se como recurso metodológico uma pesquisa aplicada, uma vez que utilizará conhecimento da pesquisa básica para resolver problemas, desenvolvido com um estudo exploratória de cunho bibliográfico, com base em obras de diferentes autores, que permite um maior aprofundamento sobre o tema da pesquisa. Sem a presunção de estabelecer um discurso conclusivo sobre as questões pesquisadas, contribuindo com novas reflexões e perspectivas de estudo.
Palavras-chave: Educação infantil;Processo de aprendizagem;Afetividade;Influência
CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Educação infantil;Processo de aprendizagem;Afetividade;Influência
Data do documento: Nov-2018
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/115
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DÉBORA MIRANDA VOLPATO.pdf652,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.