Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Heloísa Gabriely Fernandes da-
dc.date.accessioned2019-03-18T18:14:30Z-
dc.date.available2019-03-
dc.date.available2019-03-18T18:14:30Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/117-
dc.description.abstractThe main responsible for the development of students/children with Learning Difficulties is, beyond any doubt, the relationship that must exist between the family and the pedagogical practice taught in educational institutions. Because of the lack of information on the subject, they distance themselves, unlike what would be the true solution to the issue. The article was developed through narrative, reporting the experience of the author and reinforced with theoretical background and case studies where statements from family members and teachers that make inclusion, a key part of their life are presented. Recent contributions (Mantoan and Libâneo) and old ones (Vygotsky and Piaget) on the theme were also analyzed, correlating them with today's education, resulting in arguments that may contribute to cognitive, emotional development and social development of children with disabilities. The healthy relationship between the family and the school is the main factor for the development of the child with Difficulty of Learning, and when studying this partnership, the objective of the research is to bring solutions where we will approach family and teaching experiences, the best methodologies for care and the fundamental importance of continuous and specific education of the teachers responsible for inclusion. At the end of the study, another obstacle to development is the fact that the family / parents deprive their children of their autonomy to solve their problems, even if unintentionally, because of excessive protection, and also because of the lack of preparation of educators to deal with this issue of inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem: relação entre as vivências familiares e as práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Inês da-
dc.description.resumoOs principais responsáveis pelo desenvolvimento dos alunos/filhos com Dificuldade de Aprendizagem é, sem margem de dúvidas, a relação que deve haver entre a família e a prática pedagógica ministrada nas instituições de ensino. Em razão da falta de informação sobre o tema, elas se distanciam, ao contrário daquilo que seria a verdadeira solução para a questão. O artigo foi desenvolvido por meio de narrativa, relatando a vivência da autora e reforçado com embasamento teórico e estudos de casos onde são apresentados depoimentos de familiares e de professores que fazem da inclusão, parte chave da sua vida. Foram analisadas, ainda, contribuições recentes (Mantoan e Libâneo) e antigas (Vygotsky e Piaget), sobre o tema, fazendo-se a correlação delas com a educação de hoje em dia, resultando em argumentos que podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança com deficiência. A relação saudável entre a família e a escola é fator principal para o desenvolvimento da criança com Dificuldade de Aprendizagem, e ao estudar essa parceria têm-se como objetivo da pesquisa trazer soluções onde abordaremos as experiências familiares e docentes, as melhores metodologias para o atendimento dessas crianças e a importância fundamental de uma educação continuada e específica dos professores responsáveis pela inclusão. Ao final do estudo percebe-se que outro empecilho para o desenvolvimento é o fato da família/pais privarem seus filhos de autonomia para solução de seus problemas, mesmo que sem querer, por excesso de proteção, e também, pela falta de preparo por parte dos educadores para lidar com essa temática da inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HELOÍSA GABRIELY F. DA SILVA.pdf680,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.