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Título: O olhar do professor como facilitador da aprendizagem de crianças com transtornos de ansiedade e depressão no ambiente de sala de aula
Primeiro Autor: LIMA, Elisângela Nunes Passos
Segundo Autor: SOUSA, Letícia Cristina Moreira
Primeiro Orientador: CHAVES, Liliane da Silva
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre a dificuldade de aprendizagem da criança que apresenta transtorno de ansiedade e depressão associado ao pensamento suicida, e acerca da importância do olhar do professor no ambiente de sala de aula, onde o estudante não consegue desenvolver as habilidades cognitivas de acordo com sua idade-série. Por isso, é de extrema relevância a atenção do mediador para cada um em sua singularidade. Compreender que a dificuldade pode estar associada a conflitos de ordem familiar, stresse, abuso ou falta de interação social, e que este estudante não quer chamar atenção como rotula grande parte da sociedade é fundamental, para tanto é relevante que a família perceba essa necessidade e a escola junto a equipe multiprofissional possa orientar e auxiliar a busca de tratamento junto a profissionais da área de saúde, e assim amparar esse estudante que pede ajuda. Dessa forma, o acompanhamento multiprofissional para o bem-estar da criança neste aspecto vem de encontro com a permanente formação do pedagogo para os novos desafios para o século XXI, é importante que a educação retome os paradigmas dela e que trabalhe as habilidades socioemocionais onde os professores poderão promover relações agradáveis no cotidiano e avançar para uma boa atuação no convívio interpessoal, buscando o bem-estar para uma aprendizagem qualitativa.
Resumo: This article proposes a reflection on the difficulty of learning the child presenting with anxiety disorder and depression associated with suicidal thoughts, and the importance of teacher's look in the classroom where the student fails to develop cognitive abilities according to their age series. So the mediator's attention to each one in its uniqueness is of extreme relevance. Understand that difficulty may be associated with family conflicts, stress, abuse or lack of social interaction, and that student doesn’t want to call attention as it labels great part of the society is fundamental, it’s relevant that the family perceive this need and the school together with the multiprofessional team can guide and help the search for treatment among health professionals, and to give shelter to this student who asks for help. In this way the multiprofessional attendance for the welfare of the child in this aspect comes against the permanent formation of the pedagogue for the new challenges for the 21st century, it's important that education retakes the paradigms of it and that works the social-emotional abilities where teachers can promote pleasant relationships in daily life and move towards a good performance in the interpersonal relationship seeking the well-being for a qualitative learning.
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem;Crianças;Transtorno de ansiedade;Depressão infantil;Habilidades cognitivas;Professor como facilitador
CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem;Crianças;Transtorno de ansiedade;Depressão infantil;Habilidades cognitivas;Professor como facilitador
Data do documento: Ago-2018
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/118
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