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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Ricardo Júnior Oliveira Soares de-
dc.date.accessioned2019-07-01T18:22:26Z-
dc.date.available2019-05-
dc.date.available2019-07-01T18:22:26Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/215-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectRotatóriaspt_BR
dc.subjectSegurança do pedestrept_BR
dc.subjectConflitos viáriospt_BR
dc.titleENGENHARIA DE TRÁFEGO E SEGURANÇA PARA PEDESTRES EM ROTATÓRIAS: ESTUDO DA REGIÃO SUDOESTE DE GOIÂNIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Evelyn Cristine M-
dc.description.resumoEm razão do grande crescimento das cidades, a insegurança no trânsito pode ser considerada um dos fatores dominantes do caos urbano, percebendo-se e existência de diversos conflitos, com a incidência de acidentes, sendo o pedestre, considerado o agente mais frágil desse cenário, a maior vítima dos problemas vivenciados. Acredita-se que todo esse contexto se dá tanto pela falta de orientação do uso de instrumentos políticos para qualificação do espaço urbano, no quesito mobilidade urbana, quanto pelas deficiências da engenharia de tráfego, tão importante no contexto de gestão do trânsito e de transportes. O conteúdo deste artigo visa analisar a segurança dos pedestres em um dos elementos geométricos de interseção viária, as rotatórias, em um processo metodológico que consiste no levantamento das características geométricas do dispositivo, descrição dos conflitos gerados com pedestres em seu entorno imediato (bem como a relação com os usos / atividades existentes no local), englobando a contagem de fluxo de veículos e pedestres, além da análise das sinalizações existentes. O estudo de caso se deu em Goiânia-Goiás, precisamente na região sudoeste da cidade, aferindo-se três rotatórias de grande fluxo e importância local. A implementação desse estudo nessas regiões permitiu a identificação de critérios para assegurar a da vida do pedestre nas adjacências de rotatórias que, entretanto, o mesmo está desprovida de total atenção desses cuidados relacionados a sua segurança, sendo assim assimilando os possíveis conflitos entre pedestres e veículos na região, com a averiguação, e recursos para fins de possíveis análises futuras em qualquer localização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - DIREITOpt_BR
dc.creator2NASCIMENTO, Samira Sousa Nogueira do Nascimento-
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil

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