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http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/215
Título: | ENGENHARIA DE TRÁFEGO E SEGURANÇA PARA PEDESTRES EM ROTATÓRIAS: ESTUDO DA REGIÃO SUDOESTE DE GOIÂNIA |
Primeiro Autor: | SOUZA, Ricardo Júnior Oliveira Soares de |
Segundo Autor: | NASCIMENTO, Samira Sousa Nogueira do Nascimento |
Primeiro Orientador: | SOARES, Evelyn Cristine M |
Resumo: | Em razão do grande crescimento das cidades, a insegurança no trânsito pode ser considerada um dos fatores dominantes do caos urbano, percebendo-se e existência de diversos conflitos, com a incidência de acidentes, sendo o pedestre, considerado o agente mais frágil desse cenário, a maior vítima dos problemas vivenciados. Acredita-se que todo esse contexto se dá tanto pela falta de orientação do uso de instrumentos políticos para qualificação do espaço urbano, no quesito mobilidade urbana, quanto pelas deficiências da engenharia de tráfego, tão importante no contexto de gestão do trânsito e de transportes. O conteúdo deste artigo visa analisar a segurança dos pedestres em um dos elementos geométricos de interseção viária, as rotatórias, em um processo metodológico que consiste no levantamento das características geométricas do dispositivo, descrição dos conflitos gerados com pedestres em seu entorno imediato (bem como a relação com os usos / atividades existentes no local), englobando a contagem de fluxo de veículos e pedestres, além da análise das sinalizações existentes. O estudo de caso se deu em Goiânia-Goiás, precisamente na região sudoeste da cidade, aferindo-se três rotatórias de grande fluxo e importância local. A implementação desse estudo nessas regiões permitiu a identificação de critérios para assegurar a da vida do pedestre nas adjacências de rotatórias que, entretanto, o mesmo está desprovida de total atenção desses cuidados relacionados a sua segurança, sendo assim assimilando os possíveis conflitos entre pedestres e veículos na região, com a averiguação, e recursos para fins de possíveis análises futuras em qualquer localização. |
Palavras-chave: | Mobilidade Urbana;Engenharia de tráfego;Rotatórias;Segurança do pedestre;Conflitos viários |
CNPQ: | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA |
Iniciais: | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA |
Palavras-chave: | Mobilidade Urbana;Engenharia de tráfego;Rotatórias;Segurança do pedestre;Conflitos viários |
Data do documento: | Mai-2019 |
URI: | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/215 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Engenharia Civil |
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