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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARROS , Brunna Gomes de-
dc.date.accessioned2019-07-04T13:31:12Z-
dc.date.available2019-05-
dc.date.available2019-07-04T13:31:12Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/257-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos Sociaispt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectMínimo Existencialpt_BR
dc.subjectReserva do Possívelpt_BR
dc.titleA EFETIVIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO À LUZ DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (2015-2025) DO ESTADO DE GOIÁSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1JUBÉ, Cassira Lourdes de Alcântara Dias Ramos-
dc.description.resumoEm linhas gerais, o direito à educação pertence ao núcleo dos direitos sociais, este espécie dos direitos fundamentais, que reclamam de complementação para ser efetivado, visto que é uma norma limitada por princípios programáticos. Esse direito pode ser complementado por programas oriundos de leis que instituam políticas públicas. O presente trabalho foi organizado com o objetivo de estudar a efetividade do direito fundamental à educação à luz do Plano Estadual de Educação do Estado de Goiás com vigência de 2015 a 2025. O plano nacional, estadual e distrital de educação são ferramentas de concretização do direito à educação, quando houver omissão por parte do Poder Executivo e Poder Legislativo quanto a implementação e execução dessas políticas, as pessoas que se sentirem ameaçadas ou lesionadas poderão ingressar no Poder Judiciário para obter uma resposta face essa omissão. O Poder Judiciário poderá basear as suas decisões nos princípios do mínino existencial e da reserva do possível. Para tal fim será empregado o método dedutivo e utilizada a pesquisa bibliográfica. Deste modo, para o direito à educação ser efetivado é fundamental a instituição de política pública, entretanto, não basta somente criar, a composição da política pública deve corresponder com a realidade fática da sociedade, ter embasamento legal e disponibilidade de recursos públicas para sua implementação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - DIREITOpt_BR
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