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Título: SÍNDROME DE DOWN - INCLUSÃO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO
Primeiro Autor: FREITAS, Deusely Rodrigues de
Segundo Autor: COSTA, Eliane Lopes Martins da
Primeiro Orientador: SILVA , Márcia Inês da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de inclusão e aprendizagem de crianças com Síndrome de Down no sistema regular de ensino. A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21, que foi descrita por John Langdon Down, médico inglês em 1866. As crianças com Síndrome de Down têm características de aprendizagem complexa, visando os processos neurológicos e evolutivos de funções de percepção, cognitivo, corporal, lateralidade, espacial, linguístico, entre outros. Através de pesquisa bibliográfica, livros, revistas, artigos e estudo de caso, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de compreender os processos de acolhida, interação, inclusão destas crianças e seu desenvolvimento no âmbito escolar, frente às motivações, interesses, necessidades materiais e relações interpessoais, que refletem sobre a realidade atual, tanto no atendimento da criança com Síndrome de Down, da família e professores no contexto da inclusão escolar. Baseamos este tema em alguns estudiosos e principalmente em Mantoan, que enfatiza que a escola deve proporcionar desenvolvimento e condições para que essas crianças se tornem cidadãos com identidade sócio cultural. O despreparo dos profissionais, a dificuldade de aceitação de alguns pais quanto ao convívio de seus filhos com pessoas diferentes tem sido um dos maiores obstáculos quando se fala em inclusão na escola regular de ensino. O professor não deve trabalhar sozinho, é preciso que tenha ajuda direta de outros profissionais que tenham experiência em inclusão, equipes multiprofissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas, entre outros. Incluir esta criança no ensino regular é um desafio para a escola e seus profissionais, pois é necessário buscar metodologias que atendam de modo eficaz e igualitário para todos os alunos.
Palavras-chave: Aprendizagem;Trissomia 21;Educação;Cognição
CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Aprendizagem;Trissomia 21;Educação;Cognição
Data do documento: Mai-2019
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/266
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