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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Gisela Pereira de-
dc.date.accessioned2019-07-05T13:20:19Z-
dc.date.available2019-05-
dc.date.available2019-07-05T13:20:19Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/268-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResultadospt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectFerramentapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA COMO FERRAMENTA PARA O PROFESSOR EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CHAVES ,Liliane da Silva-
dc.description.resumoA Programação Neurolinguística (PNL), surgiu em 1972, em Santa Cruz, Califórnia, quando John Grinder e Richard Bandler, que estudavam psicologia na mesma universidade decidiram pesquisar sobre três grandes terapeutas, com a finalidade de produzir modelos de terapia que funcionassem na prática e pudessem ser ensinados a outras pessoas. A PNL estuda novas maneiras de entender como a comunicação verbal e não verbal afetam o cérebro humano. Tal programação engloba um grande conjunto de técnicas e abordagens que têm como objetivo alcançar um patamar elevado das relações humanas, mediante o treinamento dos pensamentos do indivíduo, que se traduzem em comportamentos que visam melhorar a vida desse num todo. Também é uma ferramenta que foi desenvolvida para compreender como funciona a mente humana, buscando descobrir como atingir os resultados desejados, ao potencializar a sua capacidade. Pode-se considerar, ainda, que A PNL conta com grande popularidade nas áreas ligadas ao desenvolvimento pessoal, à comunicação interpessoal, bem como criar uma forma de terapia alternativa. Na área educacional, a descoberta propulsiona uma reflexão sobre o ambiente em sala de aula, o professor mediador e a sua utilização efetiva, entendendo a individualidade e o autoconhecimento. Somado a tudo isso, têm-se as técnicas e aplicações da PNL que se mostram muito efetivas dentro da sala de aula. Nesse artigo, são analisadas abordagens que permitem investigar a importância da PNL na ação docente, além de oportunizar que tais métodos sejam aplicados em outros contextos em que se exija melhorar habilidades, comportamento e relacionamento no ambiente escolar. Todos esses mecanismos estimulam aos questionamentos a respeito de como tornar o estudante, um protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, através da aplicação de suas ferramentas que propõe quebrar velhos paradigmas, crenças limitantes e induzir atitudes que despertam o interesse por uma aprendizagem significativa. Deste modo, correlaciona-se a PNL e a inteligência emocional para trabalharem o domínio equilibrado das emoções a fim de construir ações benéficas para a construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.creator2ROCHA, Luciana Duarte-
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