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http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SOUZA, Gisela Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-05T13:20:19Z | - |
dc.date.available | 2019-05 | - |
dc.date.available | 2019-07-05T13:20:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-05 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/268 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resultados | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.title | A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA COMO FERRAMENTA PARA O PROFESSOR EM SALA DE AULA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CHAVES ,Liliane da Silva | - |
dc.description.resumo | A Programação Neurolinguística (PNL), surgiu em 1972, em Santa Cruz, Califórnia, quando John Grinder e Richard Bandler, que estudavam psicologia na mesma universidade decidiram pesquisar sobre três grandes terapeutas, com a finalidade de produzir modelos de terapia que funcionassem na prática e pudessem ser ensinados a outras pessoas. A PNL estuda novas maneiras de entender como a comunicação verbal e não verbal afetam o cérebro humano. Tal programação engloba um grande conjunto de técnicas e abordagens que têm como objetivo alcançar um patamar elevado das relações humanas, mediante o treinamento dos pensamentos do indivíduo, que se traduzem em comportamentos que visam melhorar a vida desse num todo. Também é uma ferramenta que foi desenvolvida para compreender como funciona a mente humana, buscando descobrir como atingir os resultados desejados, ao potencializar a sua capacidade. Pode-se considerar, ainda, que A PNL conta com grande popularidade nas áreas ligadas ao desenvolvimento pessoal, à comunicação interpessoal, bem como criar uma forma de terapia alternativa. Na área educacional, a descoberta propulsiona uma reflexão sobre o ambiente em sala de aula, o professor mediador e a sua utilização efetiva, entendendo a individualidade e o autoconhecimento. Somado a tudo isso, têm-se as técnicas e aplicações da PNL que se mostram muito efetivas dentro da sala de aula. Nesse artigo, são analisadas abordagens que permitem investigar a importância da PNL na ação docente, além de oportunizar que tais métodos sejam aplicados em outros contextos em que se exija melhorar habilidades, comportamento e relacionamento no ambiente escolar. Todos esses mecanismos estimulam aos questionamentos a respeito de como tornar o estudante, um protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, através da aplicação de suas ferramentas que propõe quebrar velhos paradigmas, crenças limitantes e induzir atitudes que despertam o interesse por uma aprendizagem significativa. Deste modo, correlaciona-se a PNL e a inteligência emocional para trabalharem o domínio equilibrado das emoções a fim de construir ações benéficas para a construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.creator2 | ROCHA, Luciana Duarte | - |
Aparece nas coleções: | Graduação em Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO FINALIZADO Gisela e Luciana.pdf | 638,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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