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Título: A INFLUÊNCIA DOS PERSONAGENS INFANTIS DOS CONTOS DE FADA NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E PEDAGÓGICO DAS CRIANÇAS
Primeiro Autor: MORAIS, Maria Luiza Batista de
Primeiro Orientador: SIMONASSI ,Lorena
Resumo: O seguinte trabalho trata da influência que os contos de fadas e seus personagens geram no desenvolvimento das crianças. A curiosidade a respeito deste tema surgiu através de algumas conversas e observações de crianças, onde foi possível perceber o quanto elas eram incentivadas por personagens de tais histórias. Segundo Abramovich (1989, p.16), ouvir histórias durante o desenvolvimento das crianças é o primeiro passo para a formação de leitores e, para o desenvolvimento de elementos psíquicos que envolvem os personagens destes contos. A leitura dos contos de fadas direciona a criança à criatividade e à exploração de um mundo próprio que pode fazer parte do seu inconsciente. Além de contribuir com o desenvolvimento saudável emocional e social os contos auxiliam ainda no desenvolvimento intelectual e na formação de valores durante os primeiros anos da educação. Esta pesquisa é relevante, pois através dela podemos entender como os contos de fadas e seus personagens (representados como símbolos) podem ajudar no entendimento da mente humana e, desta forma, auxiliar a resolver diversos conflitos com os quais as crianças possam se deparar no decorrer de seu desenvolvimento. Dessa forma é relevante ressaltar que os personagens infantis como conhecemos exercem grande peso sobre as emoções e o desenvolvimento da personalidade das crianças. Eles podem servir como modelo na formação de valores e atitudes individuais ou sociais, além de promover oportunidades onde as crianças podem vivenciar momentos de tensão, aventuras e até mesmo a resolução de conflitos. Por outro lado, essas crianças podem desenvolver momentos de extremo prazer, alegria e personalidade típica da própria idade e do aprimoramento mental e emocional. Além disso, ressalta-se a importância de se trabalhar com esses contos dentro do contexto escolar. Os objetivos deste artigo são estudar a influência dos personagens infantis dos contos de fada no desenvolvimento psíquico das crianças, a partir de uma perspectiva pedagógica, de modo a compreender a importância desses contos, quando trabalhados no contexto escolar. Observar como e de que forma estes contos de fada podem afetar positivamente e negativamente o desenvolvimento das crianças; Estabelecer uma correlação entre a psicologia e a pedagogia dos contos de fada
Palavras-chave: Psicopedagogia dos Contos de Fadas;Pedagogia e Psicanálise;Pedagogia dos Contos de Fadas;Os Contos de Fadas e o Desenvolvimento Infantil;Emoção;Símbolos;Expressão
CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Psicopedagogia dos Contos de Fadas;Pedagogia e Psicanálise;Pedagogia dos Contos de Fadas;Os Contos de Fadas e o Desenvolvimento Infantil;Emoção;Símbolos;Expressão
Data do documento: Jun-2019
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/269
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