Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAIS, Maria Luiza Batista de-
dc.date.accessioned2019-07-05T14:18:03Z-
dc.date.available2019-06-
dc.date.available2019-07-05T14:18:03Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/269-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicopedagogia dos Contos de Fadaspt_BR
dc.subjectPedagogia e Psicanálisept_BR
dc.subjectPedagogia dos Contos de Fadaspt_BR
dc.subjectOs Contos de Fadas e o Desenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectSímbolospt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DOS PERSONAGENS INFANTIS DOS CONTOS DE FADA NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E PEDAGÓGICO DAS CRIANÇASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SIMONASSI ,Lorena-
dc.description.resumoO seguinte trabalho trata da influência que os contos de fadas e seus personagens geram no desenvolvimento das crianças. A curiosidade a respeito deste tema surgiu através de algumas conversas e observações de crianças, onde foi possível perceber o quanto elas eram incentivadas por personagens de tais histórias. Segundo Abramovich (1989, p.16), ouvir histórias durante o desenvolvimento das crianças é o primeiro passo para a formação de leitores e, para o desenvolvimento de elementos psíquicos que envolvem os personagens destes contos. A leitura dos contos de fadas direciona a criança à criatividade e à exploração de um mundo próprio que pode fazer parte do seu inconsciente. Além de contribuir com o desenvolvimento saudável emocional e social os contos auxiliam ainda no desenvolvimento intelectual e na formação de valores durante os primeiros anos da educação. Esta pesquisa é relevante, pois através dela podemos entender como os contos de fadas e seus personagens (representados como símbolos) podem ajudar no entendimento da mente humana e, desta forma, auxiliar a resolver diversos conflitos com os quais as crianças possam se deparar no decorrer de seu desenvolvimento. Dessa forma é relevante ressaltar que os personagens infantis como conhecemos exercem grande peso sobre as emoções e o desenvolvimento da personalidade das crianças. Eles podem servir como modelo na formação de valores e atitudes individuais ou sociais, além de promover oportunidades onde as crianças podem vivenciar momentos de tensão, aventuras e até mesmo a resolução de conflitos. Por outro lado, essas crianças podem desenvolver momentos de extremo prazer, alegria e personalidade típica da própria idade e do aprimoramento mental e emocional. Além disso, ressalta-se a importância de se trabalhar com esses contos dentro do contexto escolar. Os objetivos deste artigo são estudar a influência dos personagens infantis dos contos de fada no desenvolvimento psíquico das crianças, a partir de uma perspectiva pedagógica, de modo a compreender a importância desses contos, quando trabalhados no contexto escolar. Observar como e de que forma estes contos de fada podem afetar positivamente e negativamente o desenvolvimento das crianças; Estabelecer uma correlação entre a psicologia e a pedagogia dos contos de fadapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo Maria Luiza (1).pdf272,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.