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Campo DCValorIdioma
dc.creatorREZENDE, Athur Janko-
dc.date.accessioned2020-01-23T15:24:11Z-
dc.date.available2020-01-
dc.date.available2020-01-23T15:24:11Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/318-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectCalçada permeávelpt_BR
dc.subjectPiso drenantept_BR
dc.subjectAlagamentospt_BR
dc.subjectGoiâniapt_BR
dc.subjectAvenida Universitáriapt_BR
dc.titleESTUDO DE CASO DO USO DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS EM CALÇADAS NA CIDADE DE GOIÂNIA - GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Cristiane Roldan de Carvalho-
dc.description.resumoO presente trabalho ressalta a importância de áreas permeáveis em cidades grandes, mais especifico na cidade de Goiânia, enfatizando o uso de piso drenante em calçadas com pontos que apresentam alto índice de alagamentos. O objetivo desse artigo é fazer um comparativo de custo x benefício de calçadas permeáveis e impermeáveis, com planilhas de custos de materiais e mão de obra de ambos. Realizou-se também estudo de caso do calçamento da Câmara Municipal. Essa calçada foi comparada com a calçada do trecho da Avenida 10 – desde a Praça Cívica até a Praça Universitária, haja vista que o calçamento da Avenida Universitária é considerado modelo. Também se executou estudo fotográfico de todos os locais visitados (os dois trechos), podendo identificar pavimento permeável apenas na calçada da Câmara. No trecho da Avenida 10 até a Praça Universitária não existe esse tipo de pavimento. O piso tátil está presente em todas as calçadas no trecho da Avenida 10 até a Praça Universitária. Foi possível identificar que existem muitas calçadas impermeáveis sem a devida manutenção, além de quebradas. Para arrumá-las é necessário retirar toda a parte danificada e fazer um novo pavimento. Em relação ao paver permeável, precisaria somente retirar a peça danificada e repor por uma nova, sem danificar todo o calçamento, com isso mais facilidade e economia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCentro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERApt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.creator2GODOY, Cleomar Batista-
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil

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