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Título: ANÁLISE DOS NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO DA AVENIDA MARGINAL BOTAFOGO E SUA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA NOS DIAS ATUAIS
Primeiro Autor: MARTINS, Mikael Elias Bento
Primeiro Orientador: GRANDE, Ivan Oliveira de
Resumo: Após a década de 1950 iniciaram no Brasil construções de marginais e de vias de trânsito rápido que, influenciadas por ideias rodoviarista e por, por Engenheiros como Francisco Prestes Maia e Saturnino de Brito. Implantações destas vias são observadas em grandes metrópoles como São Paulo (Marginal Tietê e Pinheiros) e Rio de Janeiro (Linha Amarela e Linha Vermelha). Nestas metrópoles observa-se uma tendência de desmonte destas vias, que são colocadas em questionamento quanto a sua real contribuição frente ao impacto gerado pela implantação destas vias, bem como pelos custos de manutenção. No intuito de sanar tais problemas, na década de 1970, se iniciou o processo construtivo da via marginal Botafogo, destinada ao trânsito rápido, e que possuía inicialmente 14 Km de extensão. A via foi implantada com o objetivo de escoamento do tráfego dos futuros equipamentos Estádio Serra Dourada (Av. 88), shopping center Flamboyant, hipermercado Carrefour e Eldorado (empreendimento previsto na data de projeto da Marginal, através do prolongamento da Av. Goiás e acesso da população da região sul ao Aeroporto Santa Genoveva).Esta via, assim como outras vias Marginais e de trânsito rápido, apresenta problemas a serem observados, dentre eles patologias, congestionamentos, impactos ambientais, impactos visuais e grandes custos de manutenção.Com o auxílio da Lógica Social do Espaço como forma de leitura configuracional do espaço (HILLIER; HANSON, 1984; MEDEIROS, 2013; GRANDE, 2019), contrapondo analise da malha viária com existência e com a inexistência da Marginal Botafogo. Neste contexto verifica-se que a via apresenta para as variáveis CONN(Conectividade), IntR3 (integração local) e NACH (Escolha Angular Normalizada), baixa alteração dos índices topológicos na ausência da via Marginal Botafogo. Entretanto para índices IntRn (integração global) e NAIN (integração normalizada) apresentam índices topológicos com maior impacto (em porcentagem), na hipótese da ausência da via Marginal Botafogo. Deste se observa uma influência da Marginal Botafogo na malha viária de Goiânia com melhor desempenho em variáveis globais em relação às variáveis locais.
Palavras-chave: Marginal Botafogo;Vias marginais;Vias de trânsito rápido;Variáveis topológicas
CNPQ: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Marginal Botafogo;Vias marginais;Vias de trânsito rápido;Variáveis topológicas
Data do documento: Nov-2019
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/329
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