Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/330
Título: UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS AÉREO NÃO TRIPULADO NO MONITORAMENTO DE FAIXAS DE DOMÍNIO: GO-070 KM
Primeiro Autor: SILVA, Sérgio Santos da
Segundo Autor: SANTOS, Sione Oliveira dos
Primeiro Orientador: SILVA, Marcos Vinicius A. da
Resumo: O presente artigo trata sobre as áreas marginais das rodovias, finalidades, definições, ocupação, fiscalização, permissão de uso, gerenciamento e utilização da tecnologia VANT como instrumento de apoio a gestão e monitoramento das faixas de domínio. Reconhecendo, perante a sociedade, que as rodovias cumprem um papel importante e se tornam caminhos principais de pessoas, produtos e serviços. Como cidadãos usuários de rodovias Estaduais e Federais, deve-se conscientizar e valorizar as faixas de domínios já que estas foram criadas com o intuito de auxiliar no desenvolvimento público. Por obrigação à administração Pública tem que gerir e mediar os gravames evidenciados pelas conturbadas relações entre indivíduo e sociedade e indivíduo e Estado. Dentre esses poderes, o Estado manifesta-se através do Poder Executivo dando proteção jurídica as faixas de domínio. Por isso, Estado e indivíduos devem utilizar meios que possibilitem o uso, mas também, a preservação desses limites, onde um cuida da parte legislativa e outro pela consciência de bem utilizar e preservar o patrimônio público. Então, somente com uma metodologia segura nas técnicas de medição e cadastramento é que pode visualizar uma solução técnica para os órgãos envolvidos no gerenciamento e ocupação destas áreas. Sendo estas áreas bens públicos, nada mais justo que sejam tratadas como tal, para isto devem fazer parte não apenas de um plano de governo e sim, de um plano de Estado. A utilização do VANT para diagnosticar a situação da área em estudo, pode mostrar que (VANT) é de grande eficácia para identificar invasões e ocupações das mesmas. A geração de imagens de maneira rápida, obtendo-se um registro fotogramétrico preciso a um custo relativamente baixo se comparado aos métodos tradicionais de levantamento topográfico, pode aumentar substancialmente os subsídios disponíveis para que os órgãos competentes possam avaliar e gerenciar as faixas de domínio.
Palavras-chave: Veículos Áreo Não Tripulado (VAN);Drone;Geoprocessamento;Rodovias
CNPQ: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Veículos Áreo Não Tripulado (VAN);Drone;Geoprocessamento;Rodovias
Data do documento: Set-2019
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/330
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFC2- SÉRGIO SANTOS DA SILVA E SIONE OLIVEIRA.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.