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dc.creatorMATIAS, THALES FELIPE FERREIRA-
dc.date.accessioned2025-11-14T20:14:46Z-
dc.date.available2024-09-
dc.date.available2025-11-14T20:14:46Z-
dc.date.issued2024-09-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/578-
dc.description.abstractThis study compared three types of pipe materials — DEFOFO (PVC-M), Cast Iron, and BIAX (PVC-O) — widely used in water and sewage networks. The analysis, focused on head loss, reviewed technical manuals from each manufacturer to extract essential specifications such as nominal diameter and pressure parameters, critical for hydraulic efficiency. It was observed that, while DEFOFO and BIAX pipes provided detailed head loss calculations, cast iron pipes required additional calculation using the Hazen-Williams roughness coefficient (C=130). For standardization, a design velocity of 6 m/s was adopted, allowing for uniform comparison. The results, organized into spreadsheets, highlighted differences in head loss and provided insights on durability, cost, environmental impact, and the suitability of each material for infrastructure projects, contributing to a robust analysis of the viability of each option.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Goiás – UNIGOIASpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTubulação. DEFOFO (PVC-M)pt_BR
dc.subjectFerro Fundidopt_BR
dc.subjectBIAX (PVC-O)pt_BR
dc.subjectPerda de Cargapt_BR
dc.subjectEficiência Hidráulicapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleAnálise da Viabilidade Econômica e Sustentável do Uso de Tubos BIAX (PVC-O) como Substituto às Tubulações de DEFOFO e Ferro Fundido na Construção Civilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROMACHELI, REGINA DE AMORIM-
dc.description.resumoEste estudo comparou três tipos de materiais de tubulação — DEFOFO (PVCM), Ferro Fundido e BIAX (PVC-O) — amplamente utilizados em redes de água e esgoto. A análise, focada na perda de carga, revisou manuais técnicos de cada fabricante para extrair especificações essenciais, como diâmetro nominal e parâmetros de pressão, essenciais para a eficiência hidráulica. Observou-se que, enquanto os tubos DEFOFO e BIAX apresentavam cálculos detalhados de perda de carga, os tubos de ferro fundido exigiram um cálculo adicional usando o coeficiente de rugosidade Hazen-Williams (C=130). Para padronização, foi adotada uma velocidade de projeto de 6 m/s, permitindo uma comparação uniforme. Os resultados, organizados em planilhas, evidenciaram diferenças na perda de carga e trouxeram insights sobre durabilidade, custo, impacto ambiental e adequação de cada material para projetos de infraestrutura, contribuindo para uma análise robusta da viabilidade de cada opção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCentro Universitário de Goiás – UNIGOIASpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS - ENGENHARIASpt_BR
dc.creator2SILVA, PEDRO GUILHERME BARROS-
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil

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