Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/94
Título: Caracterização dos blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural, fabricados nas regiões Sudoeste e Oeste de Goiânia
Primeiro Autor: ANDRADE, Eduardo Ferreira de
Segundo Autor: ROCHA, Kênio Ferreira
Primeiro Orientador: MORAIS, Kelly Keith de Souza Oliveira
Resumo: A alvenaria estrutural é um dos sistemas construtivos mais difundidos no Brasil e no mundo, devido a evolução dos métodos de produção e cálculo das resistências dos blocos com finalidade estrutural. Isso resultou em uma racionalização dos processos de construção, em alvenaria estrutural, reduzindo o tempo de execução e consequentemente o custo de obra. Mas todas as vantagens de se adotar a alvenaria estrutural como sistema construtivo, dependem em grande parte da qualidade dos blocos utilizados, que devem atender principalmente os critérios de resistência exigidos. A presente pesquisa utilizando o estudo experimental realizou a caracterização, através dos ensaios de Analise Dimensional, Absorção de Água e Área Liquida e Resistencia a Compressão, dos blocos vazados de concreto simples com função estrutural de classe B produzidos e comercializados nas regiões Sudoeste e Oeste de Goiânia - GO, de forma a verificar se os mesmos atendem aos requisitos exigidos pela NBR 6136/2016 Bloco vazado de concreto simples para alvenaria – Requisitos. As amostras foram recolhidas nas empresas fabricantes de blocos vazados com função estrutural, sem informa-las a real finalidade do material. As empresas selecionadas para obtenção das amostras são associadas ao Sindicado da Industria de Produtos de Cimento do Estado de Goiás (SINPROCIMENTO), localizadas nas regiões Sudoeste e Oeste, da Cidade de Goiânia. As amostras foram submetidas a ensaios de Analise Dimensional, Absorção de Água e Área Liquida, e Resistencia a Compressão, de acordo com as exigências da NBR 12118/2013, em laboratório, sendo este o laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (SENAI), unidade Vila Canãa. Foram analisados 10 (dez) blocos, de cada uma das em 5 (cinco) empresas selecionadas, sendo 03 blocos de cada, separados para Analise Dimensional, Absorção de Água e Área Liquida, e 07 (sete) blocos separados para Resistencia a Compressão. A partir dos resultados encontrados pretende-se compara-los aos parâmetros exigidos pela NBR 6136/2016.
Palavras-chave: Blocos com função estrutural;NBR 6136/2016. NBR 12118/2013
CNPQ: ENGENHARIAS - ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Iniciais: Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA
Palavras-chave: Blocos com função estrutural;NBR 6136/2016. NBR 12118/2013
Data do documento: Nov-2018
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/94
Aparece nas coleções:Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DECLARAÇÃO E AUTORIZAÇÃO KENIO.pdf182,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TFC 2 _ CARACTERIZAÇÃO DE BLOCOS_ARTIGO FINAL_REVISADO.pdf834,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.