ORIENTAÇÃO PARA O USO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS UNIGOIÁS

O Repositório Institucional do Centro Universitário de Goiás UNIGOIÁS faz parte do movimento mundial onde tem o acesso aberto a produção científica dos acadêmicos. A adoção desse novo modelo de gestão para documentos eletrônicos possibilitará uma maior visibilidade da instituição, valorização, preservação e divulgação da sua produção, contribuição para sistematizar uma política de disseminação da informação para o UNIGOIAS, bem como disponibilizar para a sociedade o resultado de suas atividades de pesquisas, criação e inovação.

MISSÃO

Armazenar, preservar, divulgar e dar acesso a produção científica e acadêmica da Universidade, seja na área das artes, das ciências, das humanidades, da tecnologia, da inovação ou da criação.

OBJETIVO

Reunir num único local virtual a produção acadêmica (científica, artística, cultural, tecnológica, de inovação, didática e institucional) do Centro Universitário de Goiás UNIGOIÁS, contribuindo para ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da investigação, além da preservação da memória intelectual.

ORGANIZAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL (RI)

O RI está organizado em torno de comunidades que correspondem às Coordenações de curso. Cada comunidade pode reunir os seus documentos em diferentes coleções (tipos de documentos ou informação). O número de documentos por coleção é ilimitado. As coleções contemplam os seguintes tipos de documentos:

  • Trabalhos de Conclusão de Cursos de Pós-graduação;
  • Artigos científicos avaliados pelos pares;
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação;
  • Livros;
  • Teses e Dissertações,
  • Capitulo de Livros;
  • Trabalhos Publicados em Eventos;
  • Publicações Técnico Científicas

POLÍTICA DE SUBMISSÃO

Fica obrigatório aos discentes de cada curso entregar as monografias, frutos dos TCC’s, para seus orientadores, e os mesmos enviar à Biblioteca, através do e-mail: repositorio@anhanguera.edu.br

Cada coordenação de curso definirá quais modalidades de trabalhos de conclusão de curso serão aceitas para avaliação. Além disso o RI será povoado de forma descentralizada, cabendo sua realização pelas coordenações de cursos, coordenação de trabalhos de conclusão de cursos, direção de departamentos (onde existir) ou Unidade Acadêmica.

Todos os trabalhos de conclusão de cursos independente da modalidade, deverão conter os elementos obrigatórios adotados pelo Manual de Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos do Uni ANHANGUERA baseando-se nas diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no que se refere a apresentação de trabalhos acadêmicos.

As regras acima apresentadas serão validadas para os cursos em nível de Graduação (bacharelado e licenciatura), Tecnólogos e Pós-Graduação (Especialização presencial).

Portanto as assinaturas da Banca Examinadora poderão ser digitalizadas. A assinatura digitalizada do orientador e aluno, poderá vir na (Folha de aprovação e Termo de Autorização para publicação) mediante autorização e conhecimento do autor da publicação.

Os TCC’s que alcançar nota igual ou superior a 9 (nove), serão publicados no RI e serão disponibilizados a toda a comunidade acadêmicas na versão online através do link: repositorio.anhanguera.edu.br

POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DO RI

Os direitos de propriedade intelectual no ambiente digital devem ser respeitados, entretanto, respeitar neste contexto significa controlar os acessos à informação. O RI deve obter autorizações para publicação no meio virtual que não são necessários no ambiente físico.

A questão jurídica de um RI, deve levar em consideração a proteção da propriedade intelectual do autor ou da instituição que produz o documento; conhecer o detentor exato dos direitos de propriedade intelectual; conhecer as condições contratuais das licenças de uso dos recursos digitais, do equipamento e dos programas; atenção para preservar a integridade do texto e autenticidade de determinados recursos.

O RI por se tratar de acesso livre, todos os trabalhos publicados são de propriedade dos autores, cabendo a eles a responsabilidade sobre o que é depositado e a decisão sobre quais conteúdos poderão ser acessados ou não, garantindo assim sua propriedade intelectual. O titular dos direitos autorais dos documentos relacionados em consonância com a Lei 9.610/98, autorizará a Biblioteca do Centro Universitário Uni ANHANGUERA, por intermédio do RI, sem ressarcimento dos direitos autorais, o acesso ao seu conteúdo em formato pré-definido para leitura, impressão e/ou download, com a autorização devidamente assinada.

Assim fica obrigatório a todo corpo discente a entrega do Termo de Autorização devidamente preenchido e digitalizado para a publicação dos trabalhos acadêmicos no RI do Centro Universitário Uni ANHANGUERA.

DOCUMENTOS QUE SÃO DISPENSADOS DE DEPÓSITO NO RI

  1. Livros ou capítulos de livros que são publicados com fins comerciais ou que tenham restrições contratuais relativas a direito autorais;
  2. Artigos publicados em revistas científicas que estabelecem em seus contratos com os autores cláusulas que impedem o depósito de artigos publicados em suas revistas, em repositório de acesso livre;
  3. Documentos cujo o conteúdo integra resultados de pesquisas passíveis de serem patenteados ou de serem publicados em livros ou capítulos de livros que serão publicados com fins comerciais.